1 – Análise do cenário & mercado
Primeiro verifique o mercado que está inserido e seu cenário atual. Devemos pensar se vale a pena ampliar ou modificar algo em nosso negócio. Muitas vezes a maré não está pra peixe, ou seja, o mercado está parado ou sem perspectiva. Para isso, é importante estar atento a notícias, indicadores e concorrentes.
2 – Elaboração de projeto (coloque a galera para pensar)
Faça um planejamento com sua equipe. Comece no brainstorm. Muitas ideias irão surgir e algumas poderão ser utilizadas. Feito isso, solicite para que alguém consolide o projeto em um documento. Com datas para inicio, meio e fim e projete os valores almejados para cada período. Após isso, será possível utilizar as ferramentas da dica a seguir.
3 – Cálculos de viabilidade
Existem alguns métodos muito bons para análise de viabilidade econômica e financeira para ampliação ou modificação do seu negócio. Umas das mais comuns é ROI, Retorno sobre o Investimento (ou Return On Investment, em inglês). Sua fórmula é super simples e consiste em Receita menos Custo, dividindo o resultado pelo Custo, ou (R-C)/C.
Outro método muito bom é a TIR (Taxa Interna de Retorno) utilizado na análise de viabilidade econômica de projetos de investimentos, sua grande utilização vem da facilidade em interpretar: basicamente um percentual de rentabilidade do projeto analisado.
Um erro crucial nas empresas é executar sem planejar. Muitas vezes, nós, brasileiros, decidimos nosso planejamento empresarial naquele churrasco do final de semana e isso aumenta muito a probabilidade de errar e perder recursos investindo em furadas. Claro que nem sempre se acerta, mas quando se segue um projeto de investimento e se analisa com métodos, os riscos são minimizados.
Se você almeja ampliar seu negócio e possuí dúvidas, não hesite em contratar um CONSULTOR EMPRESARIAL. Ele poderá lhe auxiliar em todas as etapas do projeto com um acompanhamento mensal, verificando cada detalhe e sugerindo alternativas.
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