A primeira pergunta que devemos nos fazer é: Que tipo de negócio eu quero? O gerenciamento de uma empresa exige muita habilidade e conhecimento. Para isso, você precisa estar preparado e verificar a viabilidade de sua ideia. Lembre-se uma ideia é somente uma ideia, o que devemos nos preocupar é em como tornar isso realidade.

Outro detalhe importante é: Tenho a ideia, quero colocar em prática. Como dou o ponta pé inicial? Hoje existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para analisar a viabilidade de um negócio. Um bom portal para quem almeja empreender é o SEBRAE, que inclusive disponibiliza software gratuito para simulação de uma empresa.

O plano de negócio é essencial, esse documento servirá como norte para o empreendedor. Nele constará a definição de mercado, estratégias de marketing, as projeções de vendas e todo planejamento financeiro da empresa. Se no meio do caminho, algo acontecer fora do esperado, volte ao seu plano negócios, foi de lá que sua ideia saiu da imaginação para o papel.

A parte financeira e contábil é muito importante, mas muitos empreendedores se prendem a ideia e em como concretizá-la e acabam esquecendo de controlar as finanças. Por isso, o índice de negócios que não dão certo é tão alto em nosso Brasilzão.

Se você pensa em empreender e já sabe que não curte muito a parte burocrática. Sugerimos que procure um CONTADOR, esse é o profissional devidamente habilitado para lhe auxiliar em todos os processos desde a concepção do negócio até o dia a dia da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *